segunda-feira, 20 de maio de 2013

Copa do Mundo de 2002


A Copa do Mundo de 2002 foi realizada pela primeira vez no continente asiático. Os países escolhidos para receber a copa foram o Japão e a Coreia do Sul e a copa ficou conhecida como FIFA2002 KOREAJAPAN.

O Brasil foi mais uma vez o grande vencedor da copa levando assim a quinta para o país e ficando conhecido como o Pentacampeão. Desta feita o adversário que derrotaram na final foi a Alemanha por duas bolas a zero. O herói da final foi o fenomeno Ronaldo que fez os dois golos da partida, Ronaldo foi também o goleador da copa.


A Copa do Mundo de 2002 foi a última em que foi aplicada a regra do Golo de Ouro passando posteriormente a ser aplicada a regra do prolongamento considerado normal, em que é obrigatório completar as duas partes de tempo regulamentar.

Os japoneses e coreanos foram escolhidos para acolher a copa em 1996 contra a candidatura do México. Inicialmente foram apresentadas duas candidaturas em separado, mas os asiáticos uniram forças e apadrinharam assim a Copa do Mundo de 2002.

No total foram 199 países a disputar a entrada na copa mas só 32 se qualificaram, houve 4 times estreantes: China, Equador, Senegal e Eslovenia.


Foram providenciados 20 estádios para a Copa do Mundo de 2002, dez em cada país organizador. Alguns dos Estádios foram construidos de raiz e outros apenas melhorados para a aprovação necessária da FIFA. O maior estádio da copa ficou situado em Yokohama, Japão e a sua capacidade máxima é de 72327 espectadores.

Os Prémios individuais FIFA da copa foram arrecadados por Ronaldo e Oliver Kahn, levando o artilheiro brasileiro o prémio para melhor goleador da prova, com 8 golos e o goleiro alemão o prémio de melhor goleiro da copa e também de melhor jogador.

Os Prémios colectivos foram para a Bélgica que foi considerada o time menos faltoso da copa e a Coreia do Sul foi votado como o time mais divertido.

Mascote: A Copa do Mundo de 2002 teve três mascotes oficiais: Ato, Kaz e Nik. Três bonecos sorridentes, de cores diferentes, azul, roxo e laranja. Seria de esperar que com dois países organizadores a copa tivesse também duas mascotes, uma representante de cada país, mas tal não aconteceu. Os tres bonecos sem aparente ligação ao mundo do futebol foram mesmo das mascotes menos lembradas e bem acolhidas pelos espectadores.


Bola: A bola oficial da Copa do Mundo de 2002 pertenceu a Adidas e foi denominada Fernova. Uma bola inovadora, bastante leve e que reduziu os painéis hezagonais de 32 para apenas 14, foi ainda considerada por muitos jogadores como a bola mais traiçoeira de sempre.



A fase de grupos da Copa do Mundo de 2002 teve como principais desilusões as seleções de Portugal, Argentina e França que eram consideradas potenciais candidatas e não foram capazes de progredir para a seguinte fase.

O campeão Brasil venceu o seu grupo conseguindo o pleno sobre Turquia, Costa Rica e China. Só a Espanha igualou o feito fazendo o pleno no grupo B.


Na fase a eliminar o Brasil derrotou a Bélgica, Inglaterra e Turquia antes de levar vencida a Alemanha no jogo da final.

A Coreia do Sul e a Turquia alcançaram surpreendentemente as meias finais da copa e disputaram o jogo de 3º lugar, jogo que a Turquia venceu por 3-2.



0 comentários:

Enviar um comentário