terça-feira, 21 de maio de 2013


Copa do Mundo de 1998


O país escolhido para a Copa do Mundo de 1998 foi a França que recebeu assim pela segunda vez a competição no seu país. uma vez mais o factor casa foi fundamental e os franceses foram os grandes vencedores da copa.

Dos 174 países que tentaram a qualificação par a a copa apenas 32 chegaram a fase final. De entre os qualificados houve quatro estreantes: Croácia, Jamaica, Japão e África do Sul.

A organização contou com 10 estádios divididos por 10 cidades francesas. O estádio com maior capacidade ficou situado em Saint-Denis, nos arredores de Paris, e foi também escolhido para ser o estádio nacional de França.



O artilheiro da Copa do Mundo de 1998 foi o croata Davor Suker com 6 gols na prova. O "fenómeno" Ronaldo foi considerado o melhor jogador da prova e Fabien Barthez da França foi considerado o melhor goleiro. O prémio fair play foi dividido entre França e Inglaterra e a França foi também considerada o time mais emocionante.




Mascote: A mascote oficial da Copa do Mundo de 1998 foi o Footix, um galo com as cores da bandeira francesa com uma bola de futebol em suas mãos.

Bola: A bola oficial da copa foi baptizada de Tricolore e, apesar de maioritariamente branca, contou com as restantes cores da bandeira francesa, o vermelho e o azul. A marca alemã Adidas foi mais uma vez a escolhida pela FIFA.


Durante a fase de grupos a vencedora França fez o pleno derrotando Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. A Argentina foi a única outra seleção a fazer o pleno, no grupo H. O Brasil foi primeiro classificado do seu grupo com 6 pontos e teve como adversários a Noruega, Marrocos e a Escócia. A maior desilusão da fase de grupos foi a Espanha que ficou para trás num grupo que era considerado acessível para os espanhóis.


No mata mata a França eliminou o Paraguai, a Itália e a Croácia antes de vencer o Brasil na final, já os canarinhos levaram vencidos chilenos, dinamarqueses e holandeses.

A Croácia venceu o jogo de 3º lugar derrotando a Holanda por 2-1 com um time comandado pelo fantástico artilheiro Davor Suker.


Na grande final disputada do Stade de France, com 80.000 lugares preenchidos, assistimos a uma pesada vitória da França sobre o Brasil: 3-0 foi o resultado final. Zinedine Zidane foi a grande figura apontando 2 gols e Emmanuel Petit carimbou a vitória já depois do minuto 90.



0 comentários:

Enviar um comentário